Este sistema foi criado no início do século XX, pelos franceses Alferd Binet e Théodore Simon.
Consistia numa série de problemas lógicos que a maioria das crianças seria ou não capaz de resolver, numa determinada idade. Assim, apresentava-se uma sequência de tarefas: das mais fáceis, que mesmo crianças muito jovens poderiam realizar, até às mais difíceis, que apenas adultos poderiam completar. Deste modo era calculada a idade mental da pessoa - alguém que fosse capaz de resolver os problemas que se esperaria que uma criança de 10 anos conseguisse resolver, tinha uma idade mental de 10 anos. Foram depois aplicados aos adultos.
Em seguida, criou-se o conceito de quociente de inteligência - a razão entre a Idade Mental e a Idade Cronológica, multiplicado por 100. Ou seja, se eu tenho 8 anos e a minha idade mental é 10 anos, então o meu QI será 125. Assim, o QI médio será de 100 porque corresponde a uma idade mental igual à idade cronológica.
Evolução
No passado, estes testes eram vistos como um meio de identificar a totalidade do potencial de cada indíviduo e era considerado sobredotado quem pertencesse aos 2% da população com resultados mais elevados. No entanto, esta visão modificou-se, porque eles apenas avaliam algumas aptidões.
Os testes de QI conseguem avaliar:
- Habilidade linguística
- Raciocínio lógico-matemático
- Capacidade de abstracção teórica
- Aptidão escolar e pensamento académico
- Erudição e escolaridade
Os testes de QI não conseguem avaliar:
- Intuição e bom senso
- Criatividade e originalidade
- Liderança e sociabilidade
- Aptidão artística
- Aptidão motora
- Moral e ética
- Motivação e persistência
- Aptidão emocional
- Concentração
Portanto, os testes de QI são muito incompletos e apenas avaliam uma parte específica das capacidades humanas. Além disso, o desempenho é muito afectado pelos aspectos socioculturais da pessoa em questão, o que torna muito pouco fiáveis os resultados. Há ainda que ter presente a ideia de que muitos dos sobredotados têm um pensamento essencialmente criativo e estes exercícios obrigam a um raciocínio predeterminado, o que faz com que possam ter resultados muito baixos nestes testes.
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